Cruzeiro
A Cruzeiro do Sul teve origem em 1927 como Serviços Aéreos Condor Ltda. Durante os anos da Segunda Guerra Mundial veio a demissão dos funcionários alemães e assim tornou-se seu presidente o Dr. José Bento Ribeiro Dantas, que ja exercia o cargo de consultor jurídico da empresa.
O primeiro DC-3 chegou ao Brasil no dia 24 de setembro de 1943, trazendo peças de reposição, e os outros três antes do fim do ano. Urn deles recebeu o prefixo PP-CBT e o nome América do Norte.
O novo aviao começou a operar no Aeroporto Santos Dumont, no Rio, mas, como os aparelhos usados ate entao eram hidroaviões, enquanto não foi montada uma base de manutenção no aeroporto era ele levado, em uma espécie de ferry-boat, até a base situada no Caju, na Baia da Guanabara.
Com algumas dificuldades em operar o DC-3 o Junkers JU-52/3ms realizou vôos entre Porto Velho e Boa Vista. No final de 1944 de Manaus para Boa Vista, Santa Elena, Ciudad Bolivar e Caracas. Em 1945 resultou no vôo Rio – Caracas em conjunto com a Linea Aeropostal Venezoelana. Criou linhas de Goiânia para Belém passando pelo Vale do Araguaia e Tocantins. Avançou em cidades ao norte do Paraná e sudoeste de São Paulo. Expandiu a rota de Bao Vista até Georgetown, na Guiana Francesa, e d Santo Antônio do Oiapoque até Caiena. Iniciou também a rota Belém – Santarém – Manaus. Ainda nesta época adquiriu as empresas SAVAG e Catarinense.